A importância de Deixar Transparecer Seus Ideais

Dificuldade De Se Expressar

O que tenho a dizer é algo que levei um bom tempo para aprender, e ainda assim tenho minhas dificuldades em por em prática.
Acredito que pessoas tímidas e um tanto antissociais como eu já tenham passado ou estão passando por isso.

Estou falando da dificuldade em expressar e deixar claro seu ponto de vista e seus próprios interesses, por que se não tomarmos cuidado pessoas agindo de má fé podem tentar nos passar a perna.

Isso acontece porque ao deixarmos reprimidas nossas opiniões, outras pessoas acabam preenchendo essas lacunas com suas próprias vontades. Algumas vezes essas pessoas nem fazem por mal, algumas vezes é algo involuntário, simplesmente não percebem que estão fazendo.

Mude Suas Ações

Por isso o melhor é mudar algumas atitudes, ao invés de esperar que o mundo se molde de acordo com seus desejos. É como dizem:  “Se você quer mudar o mundo, deve começar consigo mesmo.”.

A grande dificuldade nisso tudo, é que as pessoas que estão sempre tentando agradar os outros, ficam quietos por medo das consequências (seja o enfraquecimento de uma amizade ou a perda do emprego).
E uma vez que se abaixa a cabeça, é complicado levantá-la. Então você ganha o título de “O cara bonzinho que faz tudo sem reclamar”, e acredito eu, não é algo que ninguém goste.

Escape

Portanto é preciso deixar escapar, de forma moderada (não da pra simplesmente mandar o chefe se catar né) essas emoções contidas. Ir trabalhando isso aos poucos, sempre respeitando seus próprios limites. Assim uma hora você consegue ganhar de volta seu respeito perante aos outros.
Só muito cuidado pra não soltar tudo em cima de alguém que não tem nada a ver com seus problemas, afinal e totalmente incoerente brigar serio com um amigo só por que as coisas no trabalho, e na sua vida pessoal estão desandando. Se tiver que dar esporro, faça-o com moderação.

Abraços.

About arruda

Adoro programar, descobrir novas frameworks ágeis e suas diversas aplicações.