Ebooks, Direitos Autorais e a Qualidade das Edições Brasileiras de Livros

Livro de bosta

Esses dias estava lendo um EBook no Kobo que gostei muito, e como prefiro ter os livros que gosto muito na forma física, fiquei pensando em comprar em uma livraria.
Mas ai vem aquela decepção né, a versão impressa brasileira dos livros é quase sempre uma bosta… pensei então em comprar a versão americana. Mas ai pensei melhor:
“Ue, será que eu não posso simplesmente imprimir meu Ebook? Assim posso escolher a fonte, o tamanho das letras e o tipo do papel, a capa e etc…”
Fiquei todo animado, mesmo sabendo que o preço provavelmente seria bem salgado, não importava, seria uma edição de colecionador, de verdade, personalizada, como eu realmente gostaria que fosse, então compensava.

E então, veio aquela dúvida: Será mesmo que eu posso imprimir um Ebook meu?
Mesmo tendo comprado será que eu posso fazer isso?
Bem, a principio parecia lógico para mim que sim, já que se compro um cd e posso fazer copias de segurança dele se eu quiser, por que não posso fazer uma copia de um livro na forma impressa?




É, mas ai que complicam as coisas… perguntei pra uns colegas meus que são bem por dentro desse assunto (Arlindo e Tiago) e eles me disseram que aparentemente hoje é proibido por conta de uma legislação que é totalmente ultrapassada, da época em que não havia a possibilidade de fazer esse tipo de coisa que estava propondo.
Resumindo as coisas: Ao que tudo indica isso é ilegal, não posso nem fazer uma cópia sem fins lucrativos, mesmo que só eu venha a usar…

Supostamente havia uma nova lei de direitos autorais que iria mudar algumas coisas, mas isso foi em 2010 e não sei como está no momento…
Só sei que ficamos naquela porcaria de sempre: ou compramos edições estrangeiras com uma qualidade boa ou ficamos na mão com as brasileiras (mesmo as edições de colecionador).

Um ótimo exemplo de edição de colecionador que é toda zuada é a do Harry Potther… além de ser absurdamente caro, as letras são pequenas a folha era ruim e a capa era bobinha… e a caixa nem se fala:
Box de colecionador do HP

Se alguém tiver alguma novidade sobre esse assunto, então poste aqui, ajude a fazer uma pessoa feliz =D

Abraços.

About arruda

Adoro programar, descobrir novas frameworks ágeis e suas diversas aplicações.