Voltando aos estudos… de verdade…

Depois de um longo tempo me desesperando com a faculdade para poder fazer logo meu projeto de fim de curso,
para terminar a monografia, e fazer as matérias pendentes da faculdade, decidi parar com essa ideia de que não posso aprender coisas de verdade nesse meio tempo.

“Não Deixe a Universidade Atrapalhar Seus Estudos”

Li essa frase a algum tempo, e puts, não conheço algo melhor para expressar o que as pessoas como eu, que tentam sempre estar por dentro do que está acontecendo de novo no mundo da tecnologia acabam enfrentando no meio acadêmico.
Eu de certa forma sempre tive isso na cabeça, já desde o segundo período tive a noção de que muito do que aprenderia lá pra frente na faculdade seria praticamente inútil para o tipo de área que eu gosto.
Não estou dizendo que tudo na faculdade é perda de tempo, claro que não. Acho importante sim aprender sobre alguns padrões de projeto, e etc… O que acho ruim, é o quanto eles ignorando as novas metodologias e tecnologias do mercado(que as vezes já são até velhas no mercado).

Agora, não da para fazer como eu fiz durante muito tempo, não da pra deixar a faculdade em segundo plano. Querendo ou não, é preciso ter um diploma hoje em dia, é uma garantia necessária (inclusive se tornando requisito minimo já).
Assim se torna necessário deixar de lado um pouco do estudo(o de verdade, não o de mentirinha da faculdade), pra terminar logo essa joça de graduação.

Estudando de Mentirinha

Bem, já faz algum tempo que tinha me dedicado a faculdade por completo, a aprender apenas os conteúdos pras provas e que nunca terão algum uso pra mim no futuro.
Mas para mim, isso é FODA…
Não aguentei não, todo final de semana dava aquele vazio, pensava sempre: “Poxa, quero tanto ver como funciona as ClassBasedViews do Django… Mas não, não posso, tenho que ver as coisas da faculdade”.
Acabava que o único momento em que eu tinha para aproveitar e me divertir aprendendo algo novo, era no trabalho… mas, novamente não podia ficar mais tempo lá por que tinha o chamado da faculdade (ainda não entendo a necessidade de cobrar presença em faculdade). Então mais uma vez la ia eu, cabisbaixo e triste maltratar minha mente com coisas que claramente ela não quer saber.
No final das contas, não consegui nem avançar o quanto eu gostaria nas coisas da faculdade. Acabava sempre tão desanimado, que não conseguia render praticamente nada. Então percebi que isso não ia dar certo…



Esquece isso! Vou estudar de verdade

Bem, ontem a noite, vendo minha incrível namorada se divertindo com o novo blog dela, mexendo no CSS e etc, eu decidi dar a mim mesmo um pouco de diversão.
Já tinha uma lista ENORME de coisas legais que queria aprender, mas que não podia por conta do momento.
Alguma dessas coisas:

  • Vagrant
  • Compass
  • Rails
  • Django 1.5
  • South (testar em varias schemas e data migrations)
  • Logica Fuzzy
  • Alguma GameEngine para HTML5/JS/CSS
  • Capistrano
  • Gunicorn

Esses são apenas alguns que consigo lembrar, outros estão salvos em lugares aleatórios e vou lembrando aos poucos que queria aprender.

Então… Voltando… Decidi ontem criar um projeto no GitHub, para testar várias dessas coisas. Algumas são incompatíveis, mas várias eu consigo juntar num lugar só.
O nome do projeto é Super Test Project, e já comecei a fazer algumas coisas.
Mas o importante, é que agora eu só faço coisas nele, depois que eu fiz um minimo de coisas para faculdade(fazer o que né, tenho que terminar isso…), assim não fico completamente desesperado e também não me atraso muito na faculdade.

Espero que consiga conciliar direito isso sem ter muitos problemas xD.

Abraços.

About arruda

Adoro programar, descobrir novas frameworks ágeis e suas diversas aplicações.