Custo de Vendas: UDK vs Unity3

Já conheço a muito tempo a UDK e seus planos de vendas, porém no inicio desse ano estes mudaram os termos e fizeram algo bem mais interessante.
Do outro lado está o Unity 3, ferramenta que conheço pouco, mas já pude ver grande potencial, e após um tempo de pesquisa vi suas ótimas condições de preço. Eis o que pude ver:
OBS: Não esqueça de conferir o Grafico que representa essa comparação no final da página.

UDK

1º caso:

Para utilizar a UDK e distribuir sua aplicação de graça, a mesma é FREE.

2º caso:

Caso queira vender sua aplicação, ai que começam os pagamentos:
Licença UDK: Você de cara paga U$99,00 para ter uma licença de venda, preço único, pagamento único. (independente da plataforma)

Vendas: Se você vender 30.000 copias do seu jogo, cada uma com preço de U$ 4,99,
você terá um retail de U$149.700,00.

App Store-Supondo que a app store usada fique com 30% do seu retail, você fica com umwholesale de U$104.790,00.

UDK:Você mantem os primeiros U$50.000,00 que ganhar(considerando a wholesale e não o retail) e paga 25% do resto da wholesale. Isso é: U$13.697,50.

Lucro do Desenvolvedor:Você lucra U$90.993,50 que é 61% do seu retail. E seu gasto total com a UDK fica em: U$13.796,50 , 9% do seu retail.

Final

Lucro: U$90.993,50
Despesa UDK: U$13.796,50



Unity

1º caso:

Para utilizar a Unity e distribuir sua aplicação de graça, a mesma é FREE. Consiredando que você queira fazer apenas uma app para PC.

2º caso:

Caso queira vender sua aplicação, começam os pagamentos:
Vendas: Se você vender 30.000 copias do seu jogo, cada uma com preço de U$ 4,99,
você terá um retail de U$149.700,00.

App Store-Supondo que a app store usada fique com 30% do seu retail, você fica com umwholesale de U$104.790,00.

Unity:Caso tenha um lucro de mais de U$100.000,00(não o seu do seu jogo apenas, mas o lucro da sua empresa ou pessoa) nesse ano, você precisa comprar a versão pro. Isso custa:U$1.500,00, pagamento unico.

Lucro do Desenvolvedor:Você lucra U$103.290,00 que é 69% do seu retail. E seu gasto total com a UDK fica em: U$1.500,00 , 1% do seu retail.

Extra:Caso queira fazer uma app IOs você precisa comprar nesse ponto o iOS Pro(U$1.500,00), o mesmo para o caso de fazer para android.
Nesse caso se for considerar que queira fazer para as duas plataformas o custo vai para mais U$3.000,00. Com isso o lucro vai para (67% do retail). E o custo do Unity fica em U$4.500,00(3% do retail).

Final

Lucro: U$103.290,00
Despesa Unity: U$1.500,00

ou
Lucro: U$100.290,00
Despesa Unity: U$4.500,00

Conclusão

Com essas informações pode se ver claramente que vale mais a pena usar o Unity quando se trata de um jogo com muitas vendas. Porem tendo poucas vendas o custo pode ser um pouco mais caro, já que a UDK não cobra nada e tem todos os recursos(independente da versão) além de ter um pouco mais de recursos normalmente que a própria Unity3(Eu pelo menos considero isso).

Se for considerar a curto prazo, você já de cara tem um custo de + U$800 pra usar iOS. Detalhe que isso você tem que pagar ANTES de receber vender seu jogo.
Já na UDK você paga U$99,00 para poder vender e pronto.

Creio que o Unity 3 valha mais para uma empresa já com um capital pra investir(caso sejam apps Mobile), e a UDK pra quem não tem tantos recursos pra começar sequer.

Gráfico




Segue um gráfico que eu fiz representando os dados acima, com custo gasto com as diferentes engines.
Pontos interessantes de se analizar: 5000, 25000, 52900, 100000, 150000.
OBS: Entre com o valor maximo de Vendas(wholesale)
OBS2: O gráfico está com passos de 10 unidades no eixo X.

Legenda:

Extras

Segue os links(Feito pelo próprio pessoal da UDK) que eu utilizei para ter os dados da UDK (A Unity eu mesmo fiz as contas):
UDK Pricing Example 1
UDK Pricing Example 2

E o link para o site da UDK e da Unity 3.

É isso, espero que usem as informações. E caso tenha feito alguma conta errada, me desculpem.
Abraços.

About arruda

Adoro programar, descobrir novas frameworks ágeis e suas diversas aplicações.