Django vs Java

Como as pessoas vivem me perguntando quais as vantagens de escolher ente django e java na hora de montar uma aplicação web, eu decidi falar sobre o meu humilde ponto de vista.
Para decidir entre os dois eu utilizo algumas perguntas bem simples:

  1. Quanto tempo eu disponho para desenvolver?
  2. Qual a rotatividade dos programadores?
  3. Qual a complexidade do sistema?
  • O Tempo é um dos fatores mais importantes na escolha, isso porque desenvolver em django é muito mais rápido que desenvolver em java.
    Então se você não dispõe de muito tempo, o mais aconselhável é utilizar django, pois ele tem um start up muito rápido.
    Agora se você tem tempo suficiente para as configurações iniciais de java, então talvez seja uma boa usar java.
  • A Rotatividade dos desenvolvedores é outro fator que acaba pesando na hora de escolher a plataforma.Neste caso o que eu aconselho é que se a rotatividade for muito grande, usar o Java, que tem o beneficio de ser mais simples na hora de passar o bastão (por conta de toda sua padronização).
  • A complexidade do seu sistema também é algo que pode mudar o rumo da sua escolha. O django hoje em dia já é uma framework bem madura e lida bem com sistemas de grande porte assim como sistemas pequenos. Entretanto o Java já tem mais domínio nessa área e deve ser respeitado.

Conclusão:
Por fim ao juntar essas 3 informações deve ficar mais fácil para você decidir qual utilizar, de forma que:

  • Se você quiser um sistema simples, e fácil, dê preferencia ao Django.
  • Se quiser um sistema grande e parrudo dê preferencia ao Java.
  • Agora se o tempo for curto, mesmo que o projeto não seja tão simples, o Django deve ser o que está procurando.
  • Se você dispor de tempo, utilize o java (a menos que seja algo muito simples, afinal não se deve matar formiga com espingarda de elefante, já que um servidor com java costuma ser bem mais pesado que um servidor com Django.)

 

Espero que isso tenha ajudado, existem muito mais informações ao se comparar um sistema com o outro(como segurança, multithreading e outros), entretanto estou tentando resumir bastante os critérios.
No final das contas o mais interessante é tentar analisar as vantagens de um e de outro de acordo com as perspectivas do seu projeto.

Abraço.

About arruda

Adoro programar, descobrir novas frameworks ágeis e suas diversas aplicações.