Resenha: H.P. LOVECRAFT – THE COMPLETE FICTION

HP Quem?

Para quem não sabe quem é H.P Lovecraft (Howard Phillips Lovecraft), eis uma introdução breve:

HP Lovecraft

O cara é considerado por grandes autores de terror (ex: Stephen King) como um dos maiores escritores deste gênero no seculo XX. Ele nasceu em 1890 e morreu em 1937, sendo assim suas histórias se passam nesses tempos também. Também é responsável por criar em seus contos um panteão (mito de Cthulhu) de entidades muito mais poderosas que seres humanos, vindo do espaço e outras dimensões e que já habitaram a terra à milhares de anos atrás, e por seus contos terem todos o mesmo plano de fundo, o mesmo universo, então eles acabam tendo diversas referências entre si.

Cthulhu emergindo das profundesas

Cthulhu emergindo das profundesas

Em seus contos, Lovecraft costuma brincar com o subconsciente, os sonhos e com coisas subjetivas, muitas vezes com uma escrita altamente trabalhada (ao extremo). Isto é, ao invés de simplesmente descrever uma determinada estrutura como tendo uma aparência antiga e de fins obscuros, ele escreve, por exemplo, que é uma estrutura ciclópica e em pelo menos dois parágrafos ele descreve a Sensação quase que inexplicável, de que aquilo é maligno (muitas vezes o personagem não consegue se decidir se é um cheiro, ou um som ou até mesmo a luz refletida que da essa impressão). Outro ponto forte na temática de suas histórias, é que elas tratam muito daquilo que é desconhecido, e ele abusa disso para por bastante medo em suas histórias.

“A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.” – Howard Philip Lovecraft

Atualmente já li os contos: The Dreams in the Witch House (Os sonhos na casa da bruxa), The Call of Cthulhu (O Chamado de Cthulhu) e estou lendo At The Mountains of Madness (Nas Montanhas da Loucura).

Apenas um aviso: Se for ler a versão em inglês dos contos, se prepare, pois é como eu disse, ele usa uma escrita muito complicada, não apenas com palavras difíceis, mas com uma oração organizada de maneira confusa.



Todos os Contos, Um Livro

Comprei a pouco tempo o livro “H.P. LOVECRAFT – THE COMPLETE FICTION” da BARNES & NOBLE, e nem saiu tão caro (R$ 52,00). Ele tem todos os trabalhos do autor em inglês, inclusive alguns escritos sob seu pseudônimo.

E vou te dizer: que livro bem feito!

Ele tem capa-dura resistente (parece ser couro) com relevo:

Capa do HP Lovecraft

As folhas tem a borda prateada (ou dourada, dependendo da versão, veja mais no fim do post), e possui uma fita, para marcar página, na cor roxa:

HP lovecraft fita

As letras são relativamente pequenas (são muitas histórias, acho que era o jeito de caber num único livro), mas da para ler sem muitos problemas. E no começo de cada conto tem uma contextualização da história, como: as razões de ter sido escrita, o que o autor passado no momento e etc…

Hp Lovecraft dreams in the witch house

Para quem gosta de livros de terror, bem feitos, bem editorados (ver detalhes no fim do post), e de alta qualidade, esse livro da Barnes & Noble é um ótimo “espécime”.

HP lovecraft ilustracao

Folhas Prateadas vs Douradas: Erros de Edição

As primeiras edições desse livro, foram feitas usando uma fita dourada para marcar as páginas, e páginas douradas também.
HP lovecraft ed 1

Entretanto, evite comprar essa edição, pois ela possui muitos erros de edição (pelo que li, são muitos erros, e como a escrita já não é das mais simples, isso pode inviabilizar a leitura). Depois que perceberam isso, eles corrigiram esses problemas e lançaram uma nova edição, dessa vez com as folhas prateadas e a fita roxa.

Assim, se ainda não comprou o livro, mas está com muito “tesão” pra isso, aconselho a comprar apenas se for a versão revisada (folhas prateadas). Comprar na internet tem essa desvantagem, em sites como por exemplo a saraiva, submarino e etc não é possível ter certeza se a foto usada é a da edição atual. Se comprar diretamente na Barnes & Noble você com certeza vai comprar a nova versão.

Desejo a todos uma ótima leitura (e consequentemente muitos pesadelos).

Essas fotos incríveis, foram tiradas pela Annanda Sousa, de uma passada la no blog dela, que você não vai se arrepender.

About arruda

Adoro programar, descobrir novas frameworks ágeis e suas diversas aplicações.