Review: A Torre Negra – HQ

Como um grande fã de Stephen King, necessariamente sou um grande fã de sua épica serie “A Torre Negra”.

Depois de ter lido os 8 livros (os 7 originais da série + um recentemente lançado: O Vento Pela Fechadura) descobri que já existia a algum tempo os HQs baseados na história.

Minha coleção do Stephen King

Tive que comprar né?
Atualmente já li até o terceiro volume, e já foi lançado 10 volumes.
O ultimo lançado é The Man in Black, que seria o final do primeiro livro da série (onde Roland e Jake estão seguindo o Homem de Preto).

A Arte da HQ

A Jacket do volume 1 da HQ

A qualidade da HQ é muito boa, as artes da Jacket são muito bacanas, e sempre bem darks, seguindo bem a linha da Torre Negra e todo esse ambiente meio obscuro.

Lombada das HQs


A capa é dura, parece de couro (não tenho certeza, mas acho que só parece), mas é de qualidade o material, fundo em vermelho e titulo em relevo e em dourado (realmente muito bem feito!).
OBS: Seria legal se eles colocassem o fundo vermelho mas o relevo em branco, referenciando a historia no que diz “O branco sobre o vermelho”.

Interior da HQ


Só teve uma coisa nos traços que eu não gostei muito:
Parece que todos os personagens as vezes tem um penteado de boi lambeu, com o cabelo meio colado na cabeça… fica meio estranho (não sei se foi proposital, mas era diferente do que eu imaginava na leitura da história).

Sobre Historia

Achei muito interessante a proposta do quadrinho: Eles vão seguir em ordem cronológica correta desde o passado de Roland até o final da série (ao contrário dos livros, em que apenas no quarto livro que conhecemos o passado de Roland).

Claro que eles não puderam colocar tudo que tem nos livros, algumas coisas passam muito depressa, e outras nem sequer aparecem (apesar disso não tem informação importante perdida).

Um exemplo de algo que não entra muito bem na história é sobre a tia Cordélia (tia da Susan), que só aparece no final, e todo o conflito entre ela e a tia é resumido em um ou dois balões, mas no fim da pra entender o todo.

Diferenças entre o livro e o Quadrinho

Atualmente só li até o ponto em que está prestes a acontecer a batalha da Colina de Jericó, mas até aí já pude notar coisas que destoam entre a história e o HQ.
Algo bem distinto é sobre as coisas que acontecem quando Roland é pego pelo Arco-íris de Merlim. Nesse ponto a ideia geral se mantem, mas tem umas diferenças no que é dito que se passa dentro da bola de vidro no livro e no HQ.

Como por exemplo o fato de que no livro era a (supostamente) a tartaruga Maturin que fala para o Roland que ele não vai poder entrar na Torre Negra, na qual ele responde gritando que isso não iria ficar assim. E ao ouvir isso Curthberth da um soco em Roland fazendo-o despertar…
Já no HQ isso não existe, não tem a suposta tartaruga, e nem o grito do Roland, e quem liberta ele do Arco-íris de Merlim é Sheemie.

Onde Comprei

Comprei os meus volumes no Book Depository (indicação da Annanda), onde o frete é gratis, mas pode demorar pouco mais de um mês para chegar os livros (que podem ou não vir juntos).
O preço que paguei por cada um foi entre $18.94 $21.61 (o que deu na época uns R$ 40,00 à R$ 50,00).

A capa do livro, com algumas jackets no fundo.

Por fim, devo dizer que para quem é fã da série, é indispensável, principalmente por que diversos dúvidas deixadas pelo autor são respondidas no HQ!

OBS:Todas as imagens foram tiradas pela menina mais linda do mundo: Annanda Sousa
Abraços.

About arruda

Adoro programar, descobrir novas frameworks ágeis e suas diversas aplicações.